sábado, 22 de setembro de 2012

Na confecção do filtro de pré-tratamento diferentes testes foram e seguem sendo feitos. Para confecção do filtro diferentes pedras foram usadas: pedras grandes, pedras médias e pedras pequenas. Num primeiro momento as pedras foram colocadas da seguinte forma:
- na parte mais inferior: pedras grandes;
- na parte do meio: pedras médias;
- na parte de cima: areia
Num segundo momento após a areia foi colocado o calcário.

Atualmente estamos fazendo um teste invertendo a posição das pedras que ficarão da seguinte forma:
- na parte inferior uma camada de areia e uma de calcário;
- na parte do meio: uma camada de pedras médias;
- na parte de cima ou superior: pedras de tamanho grande.





O trabalho foi elaborado pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr.Bulcão: Gabriella Ribas, Thiago Vargas e Pablo Lopes.
O resumo do trabalho apresentado na Feira ficou da seguinte forma:

"Sabemos que o óleo de cozinha usado quando despejado na pia de cozinha ou na terra contamina milhões de litros de água, pois, o mesmo não se mistura com a água. O objetivo do presente trabalho é demonstrar  que com materiais simples(pequenas pedras-pequenas, médias e grandes)  pode-se fazer um pré-tratamento da água que destina-se ao sumidouro. O trabalho foi desenvolvido para uma possível aplicação em casas de zonas rural, com resíduos gerados nas cozinhas. A água carregada de óleo de cozinha, passa pelas diferentes pedras e chega a seu destino mais limpa, pois, passou por um processo de filtração"
O Projeto Pré-tratamento para o Sumidouro foi elaborado para ser apresentado na "Feira de Ciências- Unipampa- Caçapava do Sul", no dia 24 de agosto de 2012.
O trabalho começou a ser elaborado no começo do mês de agosto e sua ideia inicial foi a de construir uma maquete que mostrasse um pré-tratamento de materiais que irão para o sumidouro.
O projeto foi elaborado para ser aplicado em casas da zona rural, pois, as mesmas não possuem tratamento de esgoto.